sexta-feira, 8 de agosto de 2014

"Nunca a vassoura foi tão necessária"...




Meus caros,
quando revejo propagandas como esta, da campanha de Jânio Quadros para a prefeitura, em 1985, lembro-me de Norma Desmond: We didn't need dialogue. We had faces! Eu adaptaria a frase para dizer que naquela época não precisávamos de horário eleitoral; nós tínhamos políticos!

Uma frase como "nunca a vassoura foi tão necessária" vale por uma campanha inteira. E embora traga como destaque a vassoura, símbolo utilizado por Jânio e até hoje associado a ele, é atemporal. Vale para 1985, quando a corrupção era localizada e estigmatizava o corrupto, e vale para hoje, quando a corrupção se tornou pedra angular do atual governo.

No mais, Jânio sempre personificou o combate à corrupção e uma autoridade draconiana no exercício do poder. Qualidades que podiam até assustar alguns, mas empolgavam a maioria, sedenta de um governo sério, honesto, disciplinado e disciplinador. Seu rosto grave, de semblante fechado, professoral e ranzinza não inspirava medo e sim confiança.

Sem qualquer estrutura, com as propagandas mais quadradas e antiquadas, e um programa de TV tosco e de baixa qualidade, Jânio venceu FHC, que vinha com marketeiros, consultores, produtores, diretores, o elenco inteiro da Rede Globo, toda a classe artística e intelectual. Um lição de política.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...