quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Preciosidade: A Temporada de Bibi Ferreira em 1949


Meus caros, pretendia postar isto aqui no ano passado, para comemorar os 60 anos daquela temporada, mas vai agora, com pequeno atraso, inaugurando as postagens de 2010.

Entre abril e junho de 1949 Bibi e sua companhia estiveram em São Paulo apresentando três espetáculos: Senhora, adaptação do romance de José de Alencar por Hélio Ribeiro de Souza (carro-chefe da temporada, que estreou no Teatro Regina, no Rio de Janeiro, em janeiro daquele ano), Diabinho de Saias, (Dear Ruth, peça do americano Norman Krasha com tradução de Raymundo Magalhães Jr.), e Minhas Queridas Esposas, rara incursão de Bibi pela dramaturgia.

Em meio à pesquisa que venho empreendendo há tempos para meu livro sobre Jânio Quadros, encontrei acidentalmente este material preciosíssimo, que consiste na campanha publicitária das três peças. São anúncios que vêm em formato de desenhos ou fotos de Bibi, mas o que é realmente curioso é que não se repete jamais um comercial. Vemos a contagem regressiva para a estréia de Diabinho de Saias ou Minhas Queridas esposas, com clichês, figuras ou textos sempre diferentes.

Senhora tinha "mais de trinta artistas, entre os quais Bibi, Rodolfo Arena, Belmira de Almeida e Jardel Filho, com onze cenários feitos por sete palcos giratórios, trabalho de Paulo Elkins, brasileiro que havia feito muito sucesso na Europa e os elogiadíssimos figurinos de Sofia Magno de Carvalho". A crítica Ana Maria Mendonça, do Correio da Manhã,  não deixou passar em branco "a novidade dos palcos giratórios. Além de possuir as vantagens de auxiliar o ritmo da peça e de não prolongar demasiadamente os intervalos, produziu um efeito interessante: pode-se ver os artistas se movimentarem de uma sala para outra, enquanto o palco gira". (Bibi Ferreira, uma vida no palco


Um primor da publicidade nos anos 40 e um belíssimo mergulho no universo das companhias teatrais, numa época em que tínhamos, ao mesmo tempo em cartaz, aqui em São Paulo, Cacilda no TBC, Maria Della Costa em seu teatro, e Bibi no Teatro Santana.


Divirtam-se, salvem, divulguem. E dêem crédito a este blog, se lembrarem.



Abaixo, um lembrete sobre Diabinho de Saias, no Diário da Noite de 24 de maio de 1949:


Sobre a interpretação de Bibi em Diabinho de Saias, eis o que disse Paschoal Carlos Magno no Correio da Manhã: "Como atriz, é das que sabem ouvir, como se estivesse ouvindo de verdade o personagem a quem se dirige ou com ela conversa. Sua Miriam fica, por força dos detalhes com que a enriquece, mais simpática do que realmente é". (Bibi Ferreira, uma vida no palco)

A seguir, a contagem regressiva diária para o fim da temporada de Diabinho de Saias e a estréia de Minhas Queridas Esposas:




Em meio às propagandas, o aviso sobre uma festa teatral dada em homenagem à Bibi na antiga Boite Estoril:


E por fim, a estréia de Minhas Queridas Esposas, na sexta-feira, 10 de junho de 1949.

__________________________________________

O site oficial de Bibi Ferreira, composto e dirigido por Ângela Glavam, é parada obrigatória para todos os admiradores de nossa maior atriz.

Um comentário:

  1. Bernardo amigo, mais um post simplesmente fantástico, que estou reproduzindo, com o devido crédito para vc e para o blog, no site de Bibi. Obrigada, Bernardo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...