segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O debate de ontem


O debate do SBT

Vamos à terrível tarefa de fazer um comentário rápido sobre o debate de ontem:

LULA - Não foi. Repetiu expediente comum nas eleições brasileiras: candidato que lidera não perde tempo se chamuscando em debates. O caso de Lula é mais grave porque precisa responder a dezenas de acusações de corrupção, e está fresca em nossa memória o chilique histérico dado pelos petistas quando Bolsonaro fez isso, em 2018. Enfim, nada que já não esperássemos de um desclassificado como Lula.

BOLSONARO - Como sempre soubemos, é o Lula da direita. Que país de merda o nosso: Valdemar Costa Neto, o homem que costurou a aliança de Lula e José de Alencar em 2002, mais tarde condenado e preso pelo mensalão, é hoje colega de Bolsonaro no PL. Bolso atravessou com tranquilidade o debate. Mentiu, se esquivou, citou avanços fictícios e jogou fumaça sobre as acusações de corrupção dele e dos filhos. A presença de inúteis como Soraya, Dávilla e aquela criatura que se diz padre ajudaram a diluir a contundência e a eficácia dos ataques. E de mais a mais, o eleitorado de Bolso é o mesmo de Lula. Vão apoiá-lo não importa que barbaridade ele disser ou fizer.

SIMONE TEBET - Decepcionante. Eu gosto dela e ficarei satisfeito se ela tiver uma boa votação, mas não vejo maior profundidade em seu discurso. Ela embarcou na onda da terceira via e ainda marcou o tento de escalar Mara Gabrilli como companheira de chapa. Pertence, entretanto, a um partido fisiológico que é, hoje, sombra do que foi no passado, e não creio que possa fazer frente aos dois répteis pré-históricos que polarizam as intenções de voto. Deveria ter tido a humildade de aceitar a vice-presidência na chapa de Ciro Gomes.

E não posso deixar passar o fato de que ela pronunciou uma das frases mais horrendas e anacrônicas que já ouvi: "O feminismo no Brasil precisa ser entendido não como uma pauta de esquerda, mas como uma pauta cristã". ARGH! Em cemitérios do mundo inteiro, os ossos de grandes feministas devem ter dado cambalhotas de nojo e revolta. Mulheres que sofreram e morreram lutando pelo direito do aborto. Pelo direito de poderem decidir sobre seu corpo e sua gravidez. Que vergonha, Simone.

CIRO - É de longe o mais bem preparado. É, aliás, o ÚNICO bem preparado. Sempre deixei claríssimas as minhas restrições a Ciro, mas sua superioridade diante desse elenco de candidatos é uma das coisas mais berrantes que já vi. Lamento imensamente que ele tenha flertado tanto com o PT na segunda metade da década passada, e batido tão forte em Sérgio Moro nos últimos tempos, porque isso efetivamente o inviabilizou com o centro e o centro-direita, que o verão para sempre com desconfiança. Ciro é o melhor candidato. Mas há um limite para a quantidade de vezes que um homem honesto pode dar tiros no próprio pé. Rezo para que Ciro ainda não tenha alcançado esse limite.

FELIPE D'ÁVILA - Não conheço mas parece ser boa pessoa. Só que a premência de nos livrarmos de Lula e Bolso é grande demais para que esta eleição sirva de vestibular para gente que quer se lançar na política. A terceira via não aconteceu pelo egoísmo de gente assim. Além de perder, ainda contribui para a vitória de alguém deplorável.

SORAYA - Nada a dizer sobre o Bolsonaro de saias.

CRIATURA QUE SE DIZ "PADRE" - Por que essa criatura ridícula pode participar, e o Eymael fica de fora? Ou seja, esse zé-ruela que ninguém nunca viu mais gordo pode atrapalhar e falar merda numa boa, mas o Eymael, que é ex-deputado constituinte não pode nem estar presente? É o fim da picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...