Houve tempo em que uma empresa de sucesso era aquela que conseguia manter os mesmos funcionários por mais de 30 anos, autoridade com mão de ferro era sinônimo de liderança e inovações tecnológicas representavam vantagem sobre os concorrentes. Tudo isso é passado. A globalização elevou todas as empresas ao mesmo patamar tecnológico, a permanência durante décadas em um emprego significa comodismo e descobriu-se, finalmente, que liderança não tem nada a ver com poder. “Foi a partir daí”, segundo o autor, “que se intensificaram os estudos acerca de qual seria o elemento capaz de gerar real vantagem competitiva para uma organização. As conclusões foram unânimes: este valor vem do capital humano”.
Mário Grieco tem mais de 20 anos de liderança no setor farmacêutico, onde exerceu desde a gerência da Bayer até a presidência da Bristol-Myers Squibb. Em “Você, Presidente”, ele aproveita seu vasto conhecimento da vida empresarial para derrubar mitos, rever conceitos e traçar – por um viés humanístico, simples e objetivo – o caminho que deve ser seguido pelos empresários do presente e do futuro.
Ao invés de um amontoado de informações acadêmicas ou de repisados conceitos de RH, os textos de Mário Grieco são um estudo profundo e meticuloso do comportamento humano dentro de uma empresa, desde o funcionário mais modesto até o presidente. E, utilizando sempre o ser humano como fio condutor e como diferencial de qualquer organização, ele prova, entre outras coisas, de maneira envolvente e elucidativa, que:
o verdadeiro líder não é superior hierárquico de ninguém, e sim alguém a serviço de uma equipe;
o profissional completo não divorcia sua vida profissional da pessoal e nem exige a seus eventuais subordinados que o façam; antes, equilibra as duas, para que uma complemente a outra;
um líder jamais se nega a ouvir os outros e respeita as individualidades;
não basta a um CEO a competência profissional se ela não vier acompanhada de desenvoltura social;
sem o bom humor, a gentileza e a educação, não há ambiente de trabalho que prospere;
a ética deve ser o princípio basilar, fundamental e absoluto de qualquer empresa.
Grieco discorre também sobre mudanças relevantes na estrutura de uma empresa, como a transformação do RH, de mero departamento burocrático de seleção e contratação, para um departamento de gestão de pessoas, e por conseguinte, gestão de negócios. Fala, ainda, do valor extraordinário de uma atitude positiva dentro de uma equipe, do treinamento correto e produtivo de um novo líder, da importância do profissional pró-ativo e empreendedor, e apresenta conceitos originais como a “Liderança Zen”, cultura que “cria estímulo, entusiasmo, que encoraja a melhoria contínua, a inovação e a disposição para arriscar. Todos sentem-se motivados e energizados”, a ponto de já não dependerem mais da presença física do líder. “Todos assumem como líderes. E brindam o sucesso no final”.
Muito mais do que um livro sobre gestão de pessoas, o que Mário Grieco escreveu foi um notável vade-mécum de como melhor utilizar o capital humano numa época em que a tecnologia está ao alcance de todos, e são os seres humanos, com suas emoções, seus sentimentos, suas experiências e sua capacidade que fazem a diferença. (Geração Editorial, R$24,90)
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