domingo, 12 de agosto de 2018

Primeiro Jogral dos Tresloucados



Com um elenco tão eclético de malucos e alguns retardatários parlapatões e idiotas, ninguém esperava discussões produtivas ou demonstrações de inteligência ou eloqüência. Logo, este primeiro debate não surpreendeu. Foi apenas chato. Chato e looongo, muito longo. Vamos a um pequeno comentário sobre a participação de cada um.

BOLSONARO - Primário, infantil e inculto. Eu não esperava nada de bom vindo de Bolsonaro, mas seu despreparo é muito maior do que eu imaginava. Ele foi deputado por muitos anos e - com exceção de problemas que concernem aos militares - só o que absorveu da experiência foi uma visão periférica, inteiramente rasa dos problemas nacionais. Por conta disso, não é capaz de discorrer nem sobre temas corriqueiros e muito menos de concatenar soluções. Também não ajuda o fato de ser um orador tenebroso e ter uma verbalização péssima. Não tem qualquer carisma. Realmente me foge a razão de possuir tantos eleitores, e de fidelidade tão canina. Seu discurso se limita a questiúnculas ideológicas, tolerância zero para a criminalidade e liberdade para o porte de armas. No debate, teve a sorte, entretanto, de contar com a presença de um dos mais vazios satélites do PT - Boulos - que apanhou cada vez que o atacou.

GERALDO - De longe o mais preparado. É inteligente, conhece a matéria e sabe do que fala. Perguntado sobre a deplorável aliança com o centrão, falou de forma concisa e até convincente sobre a necessidade de compor com outros partidos, em nome da governabilidade (onde aliás sobrou um sopapo muito bem dado em Marina Silva). Mas, estando em meio àqueles que não terão tempo em TV porque não quiseram (ou não conseguiram) fazer alianças, o mal-estar é tangível. Não adianta citar Ana Amélia, porque em nome dessa aliança Geraldo está associado a tudo que há de pior na política. E como não é uma pessoa reativa ou sangüínea, virou um saco de pancadas. Recebeu invertidas de todo mundo, como se nesse elenco houvesse uma única pessoa que não esteja vinculada direta ou indiretamente às figuras mais podres de nossa política. Geraldo é o que é. Não adianta querer mudá-lo. Ou convence o eleitorado com sua conversa quadrada e algo embolorada, ou não.

ÁLVARO DIAS - É uma espécie de Geraldo sem o centrão e com botox. Foi eleito governador do Paraná em 1986, no hype do Plano Cruzado; tentou voltar ao governo duas vezes e perdeu. Ficou no senado por vários mandatos. Tem as melhores intenções do mundo e até onde se sabe é um homem honesto, mas nunca empolgou seu partido. Saiu do PSDB não por discordâncias programáticas mas porque sabia que não encontraria espaço para sua candidatura. É um tucano light. Mas não acredito que tenha chance. Por incrível que pareça, está com 73 anos. Melhor seria que ficasse no PSDB e concorresse como vice. Ou aguardasse por um ministério no governo eventual de um tucano.

MARINA - Terrível. Medíocre, amorfa e chatíssima. Marina conseguiu piorar desde a última eleição. Me chocou a superficialidade de suas colocações. Sua resposta sobre o SUS foi digna de Manuela D'avila. Sua sugestão de um "plebiscito" sobre o aborto foi pífia. Também deu cambalhotas para fugir de uma pergunta sobre o déficit fiscal, em que demonstrou desconhecer completamente os meandros da política econômica. Mostrou-se despreparada, pura e simplesmente. Se a pergunta não era sobre meio ambiente ela enrolava, com platitudes e lugares comuns. Não por coincidência, a única vez em que se notou sua presença foi no diálogo com Ciro sobre o projeto de transposição do rio São Francisco. É uma piada que encha o saco de Geraldo sobre alianças ou partidos, tendo passado o tempo que passou no PT, e de lá não saindo por causa de corrupção, e sim porque não era a escolha de Lula para sua sucessão. Vai perder novamente. Mas desta vez sinto que ela merece. Sua chapa está tristemente ao contrário; Eduardo Jorge é que deveria ter sido o candidato.

BOULOS - Um demagogo menor, ridículo e tagarela. Um perfeito pateta. Cheio de empolgação, trejeitos e meneios de cabeça, Boulos parecia o comentarista de um programa de fofocas. Ele traz seu discursozinho tão decorado que quando fala parece que está lendo. Imundo até a alma com os desmandos e os crimes do MTST, e envolvido até o pescoço com a camarilha petista, teve o atrevimento de atacar Meirelles, o oportunismo sórdido de inserir Marielle Franco sempre que possível em seus comentários, e enfim, a crueldade de assaltar nossa paciência vomitando sua cartilha de comunista dos anos 60. Seu único posicionamento mais lúcido foi sobre o aborto, e seu momento mais memorável foi o verdadeiro bug mental de que foi acometido em sua última fala. ARGH.

MEIRELLES - Um plutocrata de 72 anos, homem de gabinete, sem graça, sem carisma, sem nada. Não tem a mais ínfima noção do que é o povo ou a pobreza. A direita não o tem em alta conta por ter sido ministro de Lula e a esquerda lhe vota ódio encarniçado por ser ministro de Temer. Será fragorosamente derrotado. Por que decidiu ser candidato, só Freud explica.

CIRO - Assim como Bolsonaro, que deve ter passado a última semana escrevendo dez mil vezes por dia em uma lousa, "Não devo falar merda em rede nacional", Ciro foi certamente advertido por sua equipe sobre ataques histéricos ou agressões verbais a quem quer que seja. Estava calmo e afável. Na incômoda posição de não poder atacar ninguém, pelo fato de que esteve em todos os partidos e foi ministro ou prosélito de todo mundo, limitou-se a fustigar Geraldo com a reforma trabalhista. Sua participação foi boa. Diria até que foi um dos menos piores. Mostrou-se preparado para o cargo, qualidade que nunca lhe foi negada. Se tem o equilíbrio emocional necessário para a função, são outros 500. E moralmente, considerando sua versatilidade ideológica ou programática, e que se arrastou vergonhosamente pelo centrão e por Lula, vem à lembrança o que ACM disse dele, certa vez.

Cabo não-sei-o-quê - Me fogem as palavras, o que infelizmente não aconteceu com ele. Se Deus VISUALIZOU esse debate, deve ter dito: "Menos, meu filho. Bem menos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...